» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 ANIVERSÁRIO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO É COMEMORADO COM A CONDECORAÇÃO DE 10 PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COM A COMENDA DO MÉRITO EDUCATIVO ALAGOANO
19/12/2017 - 13h02m

A solenidade ocorreu na noite desta quinta-feira (14) em Maceió/AL.

Fotos: Assessoria do CEE/AL

Texto/Foto: Edvaldo Neneu da Silva (Assessor Técnico do CEE/Al)

À noite desta quinta-feira (14), no Centro de Conveções Ruth Cardoso, em Maceió/AL, comemorou-se o 55 aniversário do Conselho Estadual de Educação de Alagoas –CEE/AL. Em tom solene, o CEE entregou a comenda do Mérito Educativo Alagoano, que homenageia educadores/as por sua relevante contribuição à educação alagoana. Neste ano, os homenageados foram os/as professores/as: Alzira Pereira LIma; Ângela Maria de Almeida Lima; Cícero Pereira dos Santos; Maria José Alves Costa; Maria José Ramos de Albuquerque; Maria Pureza Torres Ribeiro; Quitéria Alves Calado de Melo; Rosana Quintella Brandão Vilela; Sebastiana Fernandes de Amorim e José Luciano Barbosa da Silva.  Após a leitura das suas biografias, cada agraciada recebeu Diploma e medalha correspondente à comenda.

O Presidente Eliel de Carvalho , abriu a solenidade ao lado do Exmº Vice-Governador e Secretário de Educação, Luciano Barbosa, que também foi agraciado com a Comenda do Mérito Educativo Alagoano; o Sr. José Vieira Cruz, Vice-Reitor da Ufal, a Deputada Estadual a Sra Jô Pereira; Promotora do Ministério Público de Alagaos, Cecília Carnaúba, Profa Me Marly do Socorro Peixoto Vidinha, Vice-Presidente Nacional da UNCME e Coordenadora Estadual da UNCME em Alagoas e o Dr. Luiz Carlos Amorim, representando a Academia Alagoana de Educação - ACALE.

Foto comenda 2017Na ocasião o Presidente falou da importância do apoio do Governo de Alagoas para o desenvolvimento das atividades do Conselho, falou das demandas atendidas em sua gestão e cobrou do governo um posicionamento do pagametno do jetom aos Conselheiros.

Em nome dos Comendadores, a Comendadeira Profa Maria José Ramos fez um discurso agradecendo ao CEE pela a homenagem prestada aos ilustres educadores presentes, sobretudo o reconhecimento da valorização dos professores ao receber a Comenda e Medalha pela a dedicação dos serviços relevantes desempenhados na carreira do magistério.

A comemoração dos 55 anos de aniversário do CEE também foi marcada pela a publicação da Revista Edita de número 22 referente aos atos realizados entre os meses de outubro de 2016 e 2017. Além disso, três Ex-Secretárias do CEE receberam honrarias por mérito funcional, de acordo com a Resolução Nº 019/2017-CEE/AL, as servidoras: Ângela Márcia dos Santos; Maria Cristina dos Santos (aposentada) e Lindzay Lopes Jatuabá.

A “COMENDA DO MÉRITO EDUCATIVO ALAGOANO” é conferida a educadores que tenham prestado relevantes serviços à Educação em Alagoas. É concedida, anualmente, durante as comemorações do aniversário do Conselho Estadual de Educação – CEE a 10 (dez)  educadores, cujos nomes a serem agraciados venham a ser aprovados em sessão plenária do  referido Conselho, com presença mínima de dois terços dos seus membros e através de voto  secreto de pelo menos dois terços dos conselheiros presentes,  conforme Decreto nº 1.867, de 14 de maio de 2004.

O Conselho Estadual de Educação foi criado pela Lei Estadual nº. 2.511, de 1962, e reformulado pela Lei nº. 4.531, de 1984. Ele tem como finalidades fiscalizar e assessorar a educação do Estado. O órgão é composto pelas Câmaras de Educação Básica, Educação Superior e Educação Profissional, e abrange as instituições de ensino de Alagoas e professores das redes pública e privada, em todos os níveis, além dos pais dos alunos e dos órgãos representantes dos estudantes. Metade dos membros eleitos do CEE é renovada por meio de indicação realizada a cada dois anos.

Em um tom ainda mais festivo à solenidade, a galeria de fotos da  comemoração do 55 aniversário do CEE/AL está disponível na rede social www.facebook.com/ceealagoas .